quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Como dominar assuntos difíceis em concursos públicos

Como dominar assuntos difíceis em concursos públicos

A primeira coisa que você deve fazer ao estudar um assunto considerado difícil é dividi-lo em partes menores. É o método tradicional para comermos alimentos grandes: parti-los em pequenos pedaços.
Quando você lê um texto muito grande, deve estar atento para o cabeçalho dele. Observe também os subtítulos, pois dão uma ideia básica do conteúdo de cada parte do tema principal.
Estando atento aos títulos e subtítulos, você vai penetrando lente e gradualmente na matéria. Ao dominar um tópico, passe para o seguinte. Repita-o mentalmente até ter a convicção de que aprendeu e memorizou.

A “digestão” dos assuntos deverá ser feita aos poucos. “Mastigue” os assuntos com toda a paciência, até ter certeza de que já os triturou suficientemente. Procedendo assim você não terá dificuldade alguma de ir avançando até o final.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:
Sempre que possível, peça um amigo para esclarecer alguma dúvida acerca de assuntos difíceis. Talvez um professor possa, em poucos minutos, explicar com clareza algo que você levaria semanas para entender.

Quando o assunto for difícil, leia vários autores que falem sobre o mesmo tema. Em alguns casos, a linguagem torna complicados assuntos de fácil entendimento. Divida o texto em pequenas etapas para estudar. Avance sem pressa à medida que for dominando as pequenas partes; esta é a maneira correta de estudar qualquer assunto, seja ele difícil ou não.
Tenha à mão um bom dicionário para tirar dúvidas acerca das palavras e expressões desconhecidas. A compreensão da linguagem facilita o entendimento das idéias.

Procure captar a idéia central de cada tema. Descubra o que o autor está querendo provar ou mostrar. Todos os assuntos têm um objetivo. Descubra, tão logo quanto possa, as idéias chaves e memorize-as.
Reserve um maior espaço de tempo para estudar os temas complicados e intercale-os com os mais fáceis. Se você estudar duas matérias muito difíceis simultaneamente ou com pequeno intervalo entre elas, cansará a sua mente e baixará o rendimento.

Copie de memória as idéias básicas dos temas estudados. Faça anotações principais como se estivesse explicando a alguém através de uma carta. Use suas próprias palavras para reforçar o que aprendeu.
Não se esqueça que associação de uma idéia ou conhecimento “velho” deve ligar-se aos “novos” conhecimentos. À medida que se for estudando, vá fazendo encadeamentos e comparações mentais pois, desse modo você conseguirá bons resultados em tudo quanto estudar.

Repita com mais freqüência o estudo dos temas que considera difíceis. Sua memória terá de ser impregnada com mais repetições para que retenha duradouramente os conhecimentos adquiridos.

Faça muitas questões de concurso sobre o tema difícil. De posse de um questionário, você verá que não existe assunto difícil e sim mal estudado.

As perguntas são pequenos fragmentos da matéria. Memorizando as perguntas e respostas, você terá dominado num piscar de olhos qualquer assunto, por mais complicado que lhe pareça à primeira vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário