segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Como montar uma estratégia para passar em provas de concursos públicos

Todos os anos, centenas ou até milhares de concursos são realizados. São inúmeros empresas e órgãos públicos federais, municipais e estaduais que abrem as portas ao ingresso de novos servidores.
Desde o momento em que os jornais, a TV ou emissoras de rádio noticiam a abertura de um concurso público, ocorrem para a sede das citadas empresas verdadeiras avalanches de candidatos, todos sequiosos de uma chance.

Estratégia de estudo

Escolhendo uma estratégia eficiente:
Você precisa escolher a técnica de estudo de acordo com a base que você possui. Para cada nível, uma estratégia de preparação diferente será mais eficiente. Não basta conseguir ver toda a matéria até o dia da prova, como geralmente pensam os alunos de concursos e vestibulares. É preciso usar uma abordagem adequada de acordo com o contexto.

Contexto 1 – Boa base em todas as matérias

Suponha que você já tem um enorme conhecimento sobre todas as matérias. Nesse caso, o ideal é montar uma grade de estudo diária, de forma que todo o assunto do edital seja revisado em até 1/3 do tempo disponível até a prova. O resto do tempo deverá ser para a resolução de provas antigas das diversas matérias.

Contexto 2 – Falta boa base em algumas matérias

Suponha que você tem um conhecimento altíssimo em quase todas as matérias, com exceção de 1 ou 2. Nesse caso, basta que você se programe para aprender essas matérias em no máximo 1/3 do tempo que você possuir disponível. Mais uma vez, utilize o resto do tempo disponível para exercícios e simulados.

Contexto 3 – Não possui boa base em nenhuma das matérias

Agora suponha que você está começando a estudar pra concurso e não possui base necessária. Nesse caso, seu projeto é para no mínimo 2 anos (mínimo! podem ser 2, 3, 4 ou até mesmo 10 anos, de acordo com outras variáveis envolvidas, como tempo disponível por exemplo).
Nessas condições, sou contra a abordagem de estudar todas as matérias de uma vez. O melhor é escolher o mínimo de matérias (1 a 3), até ficar bom nelas. Quando ficar bom nelas, estude mais um pouco. Estude até chegar no ponto em que você dificilmente errará uma questão desses assuntos. Nesse momento, escolha outras 3 matérias e faça o mesmo.
Finalmente, depois de adquirir uma boa base, passe a usar a estratégia anterior (revisar em 1/3 do tempo e usar o restante para resolver questões de concurso de provas antigas).

Infelizmente, os alunos não compreendem os efeitos da curva de Ebbinghaus, a famosa curva do esquecimento. Basicamente, o que a curva mostra é que, durante a aprendizagem de novos assuntos, as revisões são fundamentais.
Se elas não forem feitas de maneira sistemática, acontecerá um fato extremamente frequente: a cada edital, o aluno tem a impressão de que está estudando do zero.

Fazer Provas Anteriores

Uma das melhores formas de se estudar para uma prova de múltipla escolha é refazendo questões de provas anteriores. É que não basta estudar a teoria. É preciso se testar na prática, em situações reais, nas quais você terá que analisar as alternativas dadas e escolher qual delas responde corretamente ao enunciado proposto.

Indicamos uma ótima ferramenta para resolução de questões de concurso que é o site Estude Grátis.

Vantagem 1 – Entender a metodologia

Ao refazer questões já aplicadas, você começa a entender melhor a metodologia usada pela banca examinadora para elaborar a prova e acaba se adaptando mais rapidamente ao sistema de cobrança. Você passa a entender que tipo de assunto é mais frequentemente abordado e como ele é cobrado.
Isso permite estudar a doutrina e mesmo a lei seca dando mais atenção aos aspectos realmente importantes para a resolução das questões.

Vantagem 2 – Fixar as questões frequentes

Outro aspecto importante é que, apesar de a matéria ser grande, ela é limitada. Assim, muitas questões praticamente se repetem prova após prova, ou são refeitas com pequenas mudanças. Isso ocorre principalmente com os assuntos mais importantes.
Assim, ao fazer as questões anteriores, você estará efetivamente estudando a matéria que cairá na próxima prova.

Não basta ler

Mas para ter um bom resultado com o estudo a partir de provas anteriores, não basta apenas ler as questões e simplesmente verificar o gabarito. A mera leitura do comentário referente à questão também não garante a fixação da matéria.

É preciso tentar

Para tirar o máximo proveito das provas anteriores, é preciso efetivamente tentar resolver cada uma das questões propostas. Leia atentamente o enunciado, analise as alternativas e marque a que acredita ser a resposta para a questão, mesmo que não domine a matéria.
O esforço usado para tentar resolver a questão criará em seu cérebro as ligações necessárias para que, ao verificar o gabarito ou ler os comentários, você tenha condições de efetivamente fixar a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário