segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Como chutar em provas de concursos públicos

Técnicas de chute não são novidade para ninguém.

Quem nunca ouviu isso?
"Bom, nessa prova já marquei algumas letras A e muitas letras B e C, mas nenhuma letra D. Então, a probabilidade desta ser D é maior, pois o professor não colocaria todas as respostas nas mesmas letras… Vou marcar D." Com raciocínio parecido, há também aqueles que escolhem uma letra por qualquer motivo e sempre que não sabem a resposta, marcam a sua "letra de estimação".
Reparem que essas técnicas não envolvem trabalho intelectual sobre o conteúdo das alternativas e, por isso, na fase de estudos, elas não geram nenhuma vantagem ao candidato.  

Vou passar algumas dicas de como tirar proveito do chute

Lembre-se sempre de, ao ler o enunciado, marcar (grifar, circular, repetir etc.) os trechos mais importantes, especialmente o trecho que especifica se você deve marcar a alternativa correta ou incorreta. Muitas questões são respondidas incorretamente por simples falta de atenção na leitura do enunciado.  

1ª Técnica – Elimine as alternativas absurdas

Dizem que a maioria das questões contém pelo menos uma alternativa que pode ser considerada totalmente absurda para quem tem um mínimo de conhecimento da matéria. Assim, leia todas as alternativas com atenção e, ao invés de procurar pela alternativa que responde à questão, procure primeiramente por uma alternativa absurda, e elimine-a.

 Em provas com 4 alternativas como os Exames da OAB, a simples ação de eliminar uma alternativa absurda eleva suas chances de 25% para 33%, o que é um ganho considerável. O que é absurdo para alguém pode não ser tão absurdo assim para outra pessoa, já que reconhecer uma alternativa absurda exige uma quantidade mínima de conhecimento.

O importante é se lembrar de que o nosso objetivo enquanto estamos estudando não é o acerto da questão: escolher uma alternativa como absurda indica que analisamos seu conteúdo, contribuindo assim para a fixação da matéria.

 2ª Técnica – Desconfie das Generalizações 

 Muitas vezes, o examinador copia um trecho inteiro de uma determinada lei ou redige uma afirmativa acrescentando apenas uma palavra que generaliza a regra, como se não houvesse exceções. “Entretanto, sempre…” Olha uma generalização aí! Está bem, vamos reformular… “Quase sempre há uma exceção ou um caso especial que fura a regra geral.”

Assim, desconfie da alternativa quando estiverem presentes palavras como: Sempre, nunca, nenhum, ninguém, tudo, todo(s) ou toda(s), só, somente, apenas, qualquer, integral ou integralmente, independente e independentemente, entre outras.

Nesses casos, a afirmativa provavelmente estará errada. Mas lembre-se de verificar se comando da questão pede a alternativa com o texto correto ou incorreto.  

3ª Técnica – Procure por repetições – parte 1 

Esta técnica, apesar de ser menos confiável, é bastante útil para nosso objetivo. É bastante específica, servindo apenas para alternativas com enumerações. Em questões em que as alternativas possuem enumerações, procure por aquelas cujos termos que se repetem com mais frequência. Muitas vezes (mas nem sempre), esse tipo de abordagem funciona não só para eliminar algumas alternativas, como até mesmo para encontrar a resposta certa. Mas lembre-se de que o nosso objetivo aqui é outro…

É que na procura pelas repetições você já adquire alguma familiaridade com os termos, o que será importante para fixar a matéria ao revisá-la ou mesmo quando acessar o gabarito.

As técnicas não são garantidas. Realmente o examinador pode inverter o raciocínio de vez em quando. E volta e meia encontraremos questões em que a aplicação das técnicas de chute vão eliminar justamente a alternativa correta.

 3ª Técnica – Procure por repetições – parte 2 

Técnicas de chute não são milagrosas e não substituem o estudo. Entretanto, em grande parte das vezes elas funcionam. É que o objetivo do examinador é que os menos preparados não consigam muitos pontos.

Assim, se o candidato precisa usar técnicas de chute sistematicamente, é porque não está bem preparado e, mesmo que acerte algumas questões com elas, não conseguirá um bom resultado na prova como um todo, o que deixa o examinador despreocupado. Além disso, montando as questões dessa maneira o examinador consegue enganar a maioria dos desavisados, já que apenas alguns candidatos conhecem e efetivamente usam as técnicas de chute.

Assim, depois de ler a questão e escolher sua alternativa preferida, é hora de conferir o gabarito. Nesse momento, é importante identificar nas alternativas falsas o trecho inserido ou modificado pelo examinador para retirar sua veracidade.

Procure descobrir em quais artigos de lei o examinador se baseou para montar a questão e leia-os atentamente, tentando entender o contexto. Procure entender quais as técnicas usadas para tentar desviá-lo da alternativa correta. Se a lei sozinha não resolver a questão, procure também por explicações em súmulas e na doutrina.

O importante é que você entenda o porquê do seu erro ou acerto na questão. Só assim você irá efetivamente aproveitar o tempo gasto na resolução da questão e aprender.

Esse texto foi adaptado e baseado no histórico de Questões de Concurso do site Estude Grátis

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